Fliaraxá 2017

Língua, Leitura e Utopia

Fliaraxá 2017

O Fliaraxá deste ano acontecerá entre os dias 15 e 19 (quarta-feira a domingo – ENTRADA GRATUITA) de novembro, no Tauá Grande Hotel e seu tema Língua, Leitura e Utopia  trará a Araxá importantes nomes da literatura lusófona, tais como Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Gonçalo Tavares, José Luiz Peixoto, Inês Pedrosa e Ondjaki. A eles, vão se somar a escritores e escritoras brasileiras, para compor os painéis e programação. O festival terá como patrono José Saramago, que faria 95 anos em 2016 e Mia Couto como autor homenageado.

Fliaraxá 2017
Mia Couto

Segundo o Curador do Fliaraxá Afonso Borges :"Nessa edição, o autor homenageado será o moçambicano Mia Couto, que terá uma noite especial no sábado (18/11) debatendo o tema: “Língua, Literatura e Utopia” ao lado da atriz Bruna Lombardi. O patrono será o português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, permissão concedida pela primeira vez em festivais literários pelo mundo. “Teremos uma exposição do livro “O Lagarto”, de Saramago, que foi ilustrado pelo mais importante gravurista e cordelista vivo, o pernambucano J. Borges. Ela faz parte da mostra “Saramago Criança”, um projeto educativo inédito que está sendo produzido pela comunidade estudantil de Araxá."

Edições Anteriores: 
Realizado pelo Ministério da Cultura e Circuito Cultural CBMM, por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – chega à 6ª edição em 2017. Consolidado como um dos principais festivais literários de Minas Gerais, o Fliaraxá já contou com as presenças de nomes como Zuenir Ventura, Mário Sergio Cortella,  Luis Fernando Veríssimo, Maurício de Souza, Ziraldo, Fabrício Carpinejar, José Eduardo Agualusa, Mary Del Priore, Leila Ferreira, Marcel Souto Maior, Marina Colassanti, Adélia Prado, Milton Hatoum , Ruy Castro, Clóvis de Barros Filho entre outros. 

Fontes:https://soundcloud.com/radiobandnewsbh/mondolivro-29092017-o-festival-literario?in=radiobandnewsbh/sets/mondolivro-afonso-borges
http://www.fliaraxa.com.br/