Antropoceno

Vocês já ouviram falar no Antropoceno? Se não, falaremos... 

Leonardo Rodrigues - Colunista do meio ambiente
Mar de lixo do Caribe/Fonte BBC
Um termo “atual”, que trata o momento que enfrentamos com grandes perturbações e mudanças climáticas quase como uma nova era geológica, a era da ocupação humana, traz preocupações, principalmente nas últimas décadas às várias organizações e pesquisadores pelo mundo.

Diante de todo o histórico geológico da terra e da evolução humana, passamos por várias eras as quais sofremos grandes perturbações naturais e apesar de sabermos que o homem, desde os mais primitivos, sempre afetaram o meio ambiente em que viveram, hoje os especialistas acreditam (e eu também) que a maior parte das transformações e impactos sofridos pelo meio ambiente que antes eram considerados locais ou regionais a muitos anos se tornaram de efeito global.

Esses impactos são causados pelas ações antrópicas (humanas) devido à busca pela produção excessiva de alimentos e pela utilização desenfreada dos recursos naturais, gerando um grande desequilíbrio e trazendo graves consequências para todo o mundo com relação aos aspectos sociais e principalmente ambientais.

Devemos nos preocupar constantemente com o meio ambiente, mas desde que se pense nele como um todo, não esquecendo que o desenvolvimento é necessário, porém sempre buscando aplica-lo de forma sustentável, trazendo sempre à tona o conceito mais aceito de que o desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. O desenvolvimento que preza o uso racional dos recursos naturais de forma a evitar o aumento da desigualdade social, a geração desnecessária de resíduos, os efeitos no clima, perda de habitats naturais e consequentemente a diminuição de nossa biodiversidade. 

Sendo assim, cabe a nós, entender e pautar nossas ações com planejamento, reconhecendo que os recursos naturais são finitos e que as consequências do antropoceno devem ser freadas e guiadas pela nossa conscientização econômica, social e ambiental. 

Continua... 
#Emissárioambiental

Leia sobre o colunista, Leonardo Rodrigues.