Por propósito ou por dinheiro ?


LEGADO; segundo o dicionário, algo que se deixa à alguém efetivado por meio da transferência de valores.

Em minha opinião, quando se deseja mergulhar na busca pela liberdade financeira, é necessário ter um motivo bem maior do que simplesmente dinheiro. Pois, tudo que se constrói baseado em dinheiro também se desmorona por dinheiro.

Quando falo de legado quero provocar em você uma única pergunta:
"Pelo quê e como quero ser conhecido ou lembrado?".

As pessoas tendem a confundir legado com fama e sucesso televisivo, mas o verdadeiro legado é aquele que se deixa nas pessoas e para as pessoas e não na mídia e para a mídia. Diga-me, qual foi a pessoa que mais te influenciou direta e positivamente? Essa pessoa é famosa? Em maioria das vezes não. Porque legado é impacto e não, status. O que também não significa que deixar legado é nunca ser reconhecido, pois um trabalho e uma vida vividos com propósito definido poderá sim resultar em fama.

No empreendedorismo não é diferente. Sem propósitos e desejos de deixar um legado, você dificilmente construirá uma organização de sucesso. Pensar nas pessoas que você ama e no público que irá atingir é a melhor forma de pensar em qual impacto você quer causar na vida dessas pessoas. 

Tomei conhecimento de que em 2012 o jogador de futebol Marcos, o "São Marcos", como ficou popularmente conhecido por seus "milagres" em baixo das 3 traves, estava atuando pelo Palmeiras e Seleção Brasileira quando se aposentou. Um dos momentos que a mim mais chamou atenção na entrevista de despedida do atleta, foi quando o goleiro comentou porque desistiu de jogar na Inglaterra quando estava no auge de sua carreira. Marcos comentou que optou por continuar no Palmeiras e construir um legado, uma história, ao invés de ficar pulando de time em time como é natural entre os craques da atualidade.

Você deve estar se perguntando o que essa informação tem a ver com a coluna. Na minha opinião, mais do que aparenta. Quando seguimos alguém, seguimos porque sabemos que essa pessoa tem um objetivo em comum, um destino em comum. Então muitas vezes será necessário que você abra mão de seus próprios interesses momentâneos e compartilhe com as pessoas ao redor sua visão, seus propósitos e seus objetivos. Você só será seguido pelo sucesso se você souber para onde vai. 

Propósito, persistência e legado andam junto com sucesso. 

Lee Iacocca, um homem de negócios, filho de imigrantes italianos e criador do Mustang, nos deixou a seguinte frase: 
"Seu legado deveria ser o fato de ter transformado as coisas em melhores do que quando você as conheceu."

Então te deixo com o objetivo de identificar qual o seu propósito e impacto desejado. Somente assim você saberá por onde começar sua vida no mundo dos negócios. Pois não há ditado mais verdadeiro do que o que diz: "Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve."