COMUNICAÇÃO - O sucesso e o fracasso do empreendedor

COMUNICAÇÃO - O sucesso e o fracasso do empreendedor


Você é tímido demais para acreditar que pode ter sucesso na comunicação?

Acredite, se não se comunicar já parece ruim, comunicar da forma errada é ainda pior.

Depois de termos discursado sobre os principais motivos para empreender, tenho apresentado os principais nortes dentro do empreendedorismo. Falamos sobre definir um propósito, escolher sua área de atuação, seguir sua paixão e agora vamos falar sobre a principal ferramenta usada no empreendedorismo : a comunicação.

A comunicação pode ser vista como uma ponte onde os seus extremos são o SUCESSO e o FRACASSO. Saber se comunicar com eficiência te levará ao sucesso, assim como a falta de comunicação eficaz certamente resultará no seu fracasso. 

Se você quer ter sucesso no mundo do empreendedorismo você terá que dominar algumas habilidades, dentre elas, a habilidade de se comunicar bem.

A boa notícia é que assim como qualquer outra habilidade, a comunicação pode ser aprendida e desenvolvida. Muitas pessoas já desistiram do seu sonho de empreender por serem tímidas, por não terem o que popularmente chamamos de "boa lábia" ou até mesmo por pensarem que ser comunicativo é um dom, e não, algo que qualquer pessoa pode se tornar.

A comunicação ocorre quando alguém emite uma mensagem e o interlocutor que a recebe, entende essa mensagem. Se quem emite a mensagem não souber se expressar, obviamente não haverá uma comunicação eficaz. 

A comunicação se dá através de vários meios e ferramentas. Você pode se comunicar com palavras, imagens, sons linguagem de sinais, a combinação destes, etc; por meio de redes sociais , propagandas, palestras, vídeos, músicas, etc. Para que a comunicação seja eficaz é necessário que a mensagem esteja muito bem definida e que a linguagem usada seja adequada ao público-alvo. Se desejo me comunicar com pessoas acima de 70 anos minha comunicação não será tão eficaz se houver gírias na mensagem emitida e se eu transmitir essa mensagem pelo Facebook, por exemplo. Assim como não posso me comunicar com surdos através de músicas. 

É necessário discernimento ao escolher as ferramentas usadas.

COMUNICAÇÃO - O sucesso e o fracasso do empreendedor

Estreitar e garantir um bom relacionamento com os diversos públicos não é apenas uma vantagem competitiva, é o sustento do seu negócio seja ele qual for. Independente do objetivo do seu empreendedorismo, o público é a chave para o seu sucesso: se você for vender um serviço ou produto, você irá precisar se destacar entre outras marcas e outros serviços oferecidos pelo mercado. Se for algo inovador, você vai precisar de pessoas para aderir a sua ideia; e se seu empreendedorismo for social, apenas indivíduos cativados pela mesma causa farão as coisas acontecerem.

Mas não se desespere! Dominar a comunicação te trará imenso sucesso em qualquer área do empreendedorismo e sem dúvidas, em qualquer área da vida.

Aqui estão 3 dicas acessíveis e práticas pra que você melhore sua comunicação:

LEITURA - o principal hábito das pessoas de sucesso.
Certa vez, em uma entrevista com o ícone Steve Jobs, perguntaram á ele :
"Se pudesse ter um super poder, qual gostaria de ter?"
Ele poderia ter dito inúmeras coisas sendo quem ele era. Mas a resposta dele foi surpreendente.
"Gostaria de conseguir ler mais rápido, assim eu poderia ler mais."

Alguém duvida que a leitura é uma das chaves do sucesso?
Você não precisa gostar de ler, você só precisa ler. 

PROPÓSITO - Busque motivos pra se comunicar com seus clientes e possíveis sócios. Se você souber porque seus serviços, idéias, produtos, etc, são melhores, você terá mais facilidade em apresentá-los. 
Definir os seus valores éticos, morais e também monetário te dará credibilidade na comunicação. Nunca se venda pelo que você não acredita. Valorize seu negócio.
Tenha visão de futuro e crença em si mesmo. Assim, você saberá transmitir para os demais, onde você quer chegar.

FORA DA CAIXA - A criatividade é o ponto máximo da comunicação. Então alimente sua mente com conteúdos diferentes do que está acostumado. Tenha referências de pessoas que trilharam o mesmo caminho que você pretende trilhar. Ouça, assista, leia conteúdos com o qual você não se identifica. Saber o que não usar na comunicação é tão importante quanto saber o que usar.

Espero ter transmitido a minha mensagem com sucesso! E que você tenha sucesso na comunicação! 

Se quiser se comunicar comigo entre em contato pelo instagram @danibritob.
Sempre dou dicas de empreendedorismo por lá. A minha ultima dica é de um livro fantástico chamado "Como fazer amigos e influenciar pessoas" do escritor Dale Carnegie. Tenho certeza que te ajudará nesse processo de comunicação como me ajudou.


Até a próxima!
Leia, também, A Encruzilhada, de Daniela Brito.